sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Jurema- mestres de Alhandra - I



Cidade de jurema da mestra Jardecilha

Em agosto 2010 estive em Alhandra, cidade da Paraiba de povo hospitaleiro.








Nina e mae Gina

Cruzeiro da jurema da casa de jardecilha









Alhandra tambem é conhecida por ser um berço dos grandes mestres da jurema.

Iniciei minha jornada pela casa da mestra juremeira Jardecilha, já passada para o mundo espiritual. Sua filha Nina nos recebeu muito bem, e falou das dificuldades que existe para manter a cidade da jurema que sua mae contruiu, sao treze pés de jurema plantados a muitos anos, alguns com 40 anos. Devido a intolerancia religiosa de alguns segmentos querem cortar alguns pés de jurema que nao estao mais dentro de sua propriedade, mas que faz parte do todo que foi legado pela mestra jardecilha. Felismente existem movimentos que estao atuando a favor da conservaçao da memoria historica e religiosa da jurema em alhandra.

Nina ainda nos falou um pouco de sua mae, que aos 5 anos já previa quem ia chegar em sua casa. A familia nao queria tal fardo para sua filha, mas nao foi possivel tirar o dom da menina pois se retirado fosse a menina faleceria. Conforme os relatos de Nina sua filha, naquela epoca existia muita perseguiçao aos juremeiros. Inclusive por major do dia que depois tornou-se mestre juremeiro, hoje um mestre muito cultuado.


Sua casa é muito visitada e ela recebe todos com carinho.


Nossos agradecimentos a esta pessoa que nao é juremeira, mas que é a unica das filhas de Jardecilha que luta pela memoria de sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário